terça-feira, 2 de outubro de 2012

Quem Somos

Braga, Norte, Portugal

Arte Total

A arte total nasceu em 1992. É uma estrutura especializada nas áreas da Educação e Produção Artística. O projecto divide-se em três linhas de acção: - a área da aprendizagem (ESCOLA) cujo objectivo é a formação sólida de interpretes e a sensibilização para a prática das artes performativas; - a área de desenvolvimento e formação de públicos (CIA.), cujo objectivo é a sensibilização e divulgação da dança contemporânea portuguesa; - e a área da criação e produção artística (CIA.), que se centra no desenvolvimento e promoção de trabalhos artísticos experimentais.

Mantendo uma actividade regular e focada na produção artística contemporânea, a Arte Total cia. privilegia o trabalho de caracter experimental e fora dos circuitos comerciais. Juntando a performance às artes visuais, a dança à música ou as tecnologias digitais à criação de processos de trabalho e investigação em arte, a programação da Arte Total inclui estreias absolutas nacionais e internacionais, apresentações informais de processo de criação, intervenções em espaço público e em sectores sociais particulares, explorando o diálogo entre diversas propostas artísticas, o espaço da cidade e o público que nela habita.

As residências artísticas decorrem em espaços da cidade, dando continuidade ao trabalho realizado durante 25 anos, onde se convoca os espaços públicos e privados para uma reflexão que pretende fortalecer as relações entre os artistas e o contexto social, político e cultural da cidade de Braga.

Ao público, a arte total propõe uma reflexão sobre a produção artística abrindo, de uma forma clara, a perspectiva do discurso autoral ao público, sob vários formatos que se vão, rizomáticamente, articulando ao longo dos anos.
São colaboradores  em projectos  da Arte Total Romulus Neagu, Maria Inês Villasmil, Paulo Henrique, Joana Providência, Aldara Bizarro, Peter Michael Dietz, Maria Reis Lima, Teresa Fabião, Madalena Victorino, Valentina Parravicini, Jody Oberfelder, Filipe Lopes, Lídia Martinez, João Martinho Moura, Miguel Pedro Guimarães, Rui Dias, Carlota Lagido, entre outros.
A Arte Total é parceria da Câmara Municipal de Braga para a promoção e inclusão social através das artes nas escolas públicas, pertence à REDE- associação de estruturas para a dança contemporânea, colabora com o Theatro Circo na divulgação e promoção das artes performativas, apoia e desenvolvemos projectos com o Mosteiro de Tibães, Museu dos Biscaínhos, Museu D. Diogo de Sousa, Museu Nogueira da Silva – Universidade do Minho, desenvolvemos trabalho de co-produção com o Gnration e actuamos directamente na formação artística de algumas instituições de formação públicas e privadas.
A Arte Total é membro do conselho consultivo para a candidatura de braga a cidade media arts da unesco.
A Arte Total é apoiada financeiramente, desde 1998, pelo Governo Português através do Ministério da Cultura-Direção Geral das Artes.

Direcção Artística
Cristina Mendanha


Cristina Mendanha





 De 1981 a 1983 foi bolseira da Secretaria de Estado da Cultura na Escola de Formação Profissional da Companhia Nacional de Bailado. Em 1989 terminou a Licenciatura em Artes Plásticas –Pintura na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto. Obtém o Teaching Certificate em 1995 da Royal Academy of Dance, de Londres. Mestrado em Art, Craft and Design Education, University of SurreyRoehampton. Em 1992 fundou a Arte Total, onde exerce o cargo de Directora Artística e Bailarina. Orientadora de Estágios Profissionais nas áreas da Dança e Teatro, Programa Cultura / Estágio, Instituto de Emprego e Formação Profissional - Ministério da Cultura/ Instituto Português das Artes do Espectáculo, no ano 2000. De 2009 a 2012 Assistente Convidada no Instituto Politécnico de Viana do Castelo- ESE. Membro do Conselho Consultivo do Theatro Circo de Braga, de 2006 a 2014. Membro da Equipa Artística da Guimarães Capital da Cultura – Área de Comunidade, de 2010 a 2012. Membro Investigador no I2ADS (Instituto de Investigação em Arte Design e Sociedade). Em 2014 integra o Grupo Responsável pelo Estudo sobre o Impacto das Políticas Públicas na Área de Educação Artística em Portugal no Instituto de Investigação em Arte, Design e Sociedade. Em 2015 Membro do Conselho Consultivo para a candidatura de Braga a Cidade Criativa da Unesco. Actualmente em Doutoramento - Educação Artística na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto com a tese "Self-site specific e variações de movimento na formação de interpretes" orientada pelo Prof.John Baldacchino da University of Wisconsin-Madison .

David Ramalho 
Licenciatura em Música – Guitarra Clássica na ESMAE, Porto frequenta neste momento o Mestrado em Ensino de Música na Universidade do Minho, Braga. Concluiu também o 8º grau de ballet clássico do programa da Royal Academy of Dance na Arte Total, Braga. Na área da música tem participado em masterclasses e concursos. Sendo de destacar o prémio mais recente, no XVI Concurso Internacional Cidade do Fundão na vertente Guitarra – nível superior, onde arrecadou o 2º prémio ex-aequo. Na área da dança também tem participado em workshops de ballet clássico e dança contemporânea, tendojá trabalhado como bailarino com Thusnelda Mercy, Juan Kruz Diaz de Garaio Esnaola, Cristina Mendanha, Joana Domingues, Neel Verdoom, Joana Providência, Maria Ines Villasmil, Paulo Henrique, Madalena Victorino, Peter Michael Dietz, Keith-Derrick Randolph, Teresa Prima entre outros. Apresenta-se frequentemente em público em ambas as áreas. É professor convidado da Arte Total


Gabriela Barros

Gabriela Barros, 1985. É licenciada em Engenharia da Saúde Ambiental, trabalhando a monografia e o projecto final do curso em conjunto com a área da dança com orientação da Professora Doutora Ana Macara e Cristina Mendanha. Estudou dança na Arte Total -CEA. Desde 1998 tem trabalhado, como bailarina, com os coreógrafos Cristina Mendanha,Joana Domingues, Maria Reis Lima, Margarida Serrão, Paola Moreno, Inês Villasmil,
Aldara Bizarro, Paulo Henrique, Peter Michael Dietz, Paula Castro, Joana Providência, Madalena Victorino e Carlota Lagido. Actualmente colabora com a Arte Total na Gestão
administrativa de projectos e paralelamente ocupa funções de docência em várias instituições.  Mestrado em Educação Artística no IPVC. Membro do Sindicato da Poesia.   Pós- Graduação em Dança Contemporânea na ESMAE / Teatro Rivoli.



Armando Pinho


Licenciado em Teatro - Interpretação pela ESMAE-Porto, Mestre em Psicologia pela
Universidade do Minho e Pós-graduado em Arte-Terapia pelo IATBA-Barcelona. Exerce
funções como docente na Universidade Lusíada-Porto, desde 2001, nas áreas da
Psicologia da Arte e Expressividade e Psicologia Crítica. Colabora como técnico
especializado nas áreas de Interpretação/Voz/Movimento, no Curso Profissional de
Técnico de Artes do Espetáculo - Interpretação (ESAS-Braga). Doutorando na U. Minho,
com estudo sobre performatividade, construção e negociação identitárias, no contexto da
performance artística autobiográfica em Portugal. Neste âmbito, tem divulgado o seu
trabalho em vários encontros científicos, grupos de estudo e revistas da especialidade,
donde se destaca o artigo: “O olhar político feminista na performance artística
autobiográfica” (ex æquo, 2013). Iniciou atividade artística em 1991, no Teatro
Universitário do Minho, e tem trabalhado com vários diretores reconhecidos: Rogério de
Carvalho, António Fonseca, Tiago Rodrigues, Raquel Freire, Gonçalo Amorim, António
Durães, Clive Barker, Rui Madeira, Corrina Manara,Paulo Castro, Dagoberto Feliz, etc. No
domínio artístico, dirige trabalhos de teatro e performance artística, articulando com
funções de investigação, consultoria, formação e gestão (planeamento e produção),
destacando-se a colaboração regular com Arte Total, a CTB - Braga, Oficina Teatro -


Guimarães e O Teatrão - Coimbra.

Filipe Lopes
Nasceu em Braga em 1972. Iniciou a sua formação com o curso de multimédia na Escola
Profissional de Braga (1996) e frequentou os cursos de Fotografia na Escola Artística em
Vila Nova de Cerveira (1999) e Multimédia na Escola Artística e Profissional Árvore, no
Porto (2005). A relação da sua atividade profissional com o design, fotografia e vídeo
refletiu-se em vários trabalhos de publicidade e em projetos individuais que começaram a
ganhar visibilidade com o blogue Play Bleu. Através dos projetos desenvolvidos em
parceria com a Arte Total, já trabalhou com os coreógrafos Maria Inés Villasmil, Valentina
Parravicini, Peter Micahel Dietz, Romulus Neagu e Paulo Henrique. O seu último trabalho,
“Tão longe, tão perto” foi distinguido com o prémio Criatividade/Shair na edição de 2014
do Fast Forward – Film Festival.


Carolina Vieira



Nasceu em 1994, e é aluna da Arte Total desde 98. Está a concluir o Mestrado Integrado em Arquitetura na Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto, tendo também frequentado um semestre na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade do Chile, durante o ano 2016. Concluiu o Grau 8 pela Royal Academy of Dance, na Escola de Dança Arte Total Braga. Trabalhou com os coreógrafosRomulus Neagu, Joana Providência, Vitor Hugo Pontes, Peter Michael Dietz, Madalena Vitorino e Jody Oberfelder. 

Sem comentários:

Enviar um comentário